Congo de Ouro

Capoeira e Percussão Romário Itacaré

Tenha em Mente que a percussão é uma das mais antigas formas de comunicação entre nós e nossos ancestrais
Aprenda RSS feed e encontre você mesmo! Prof Romário

Conheça o Mestre Cobra Mansa

Cobra Mansa

Cinézio Feliciano Peçanha é natural do Rio de Janeiro. Nascido em 19/05/1960. Começou na capoeira em 1973 junto com Mestre Josias da Silva e Raimundo no Rio de Janeiro, mais precisamente em Duque de Caxias. Jogou capoeira em rodas de Duque Caxias com os mestres Russo e Peixinho de Caxias. Em 1974 Cobra Mansa começou estudos em capoeira com o Mestre Moraes sempre na modalidade Angola. Antes de dedicar sua vida à Capoeira de Angola, Cobra Mansa trabalhou como fotógrafo e como vendedor de rua. Em 1979 foi para Belo Horizonte, onde trabalhou como policial por 2 anos. Em 1981 passou a residir em Salvador, em 1992 juntamente com Mestre Moraes funda o Grupo de Capoeira Angola Pelourinho (GCAP), onde por um período, também teve a oportunidade de treinar com Mestre João Grande (Discípulo de Mestre Pastinha).Mestre Cobrinha mudou-se para os Estados Unidos, onde abriu uma escola em Washington DC, em 1994. Posteriormente começou a atuar como professor adjunto na George Washington University.

Em 1996, Cobra Mansa deixa o GCAP e funda a International Capoeira Angola Foundation (ICAF) em Washington e, junto aos Mestres Jurandir e Valmir, expande a ICAF e cria uma comunidade com escolas filiadas em várias partes do mundo, a Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA).

Em 2004 ele deixou os EUA e voltou a residir em Salvador, no Brasil, criando o Kilombo Tenonde, organização que atualmente situa-se na cidade de Valença, região sul da Bahia. O Kilombo Tenonde atua no ensino e divulgação da Capoeira e no desenvolvimento de projetos de agricultura orgânica.

O Mestre Cobra Mansa participou de vários documentários como Capoeiragem na Bahia, No Rastro da Cobra, Mandinga em Manhattan, Mandinga em Colômbia entre outros. Recentemente ele completou uma jornada pela região centro-oeste da África, em busca das raízes da Capoeira naquele continente. Esteve por 06 anos viajando para Angola e Moçambique pesquisando sobre o “N’golo” e outras tradições culturais locais que tenham contribuído de alguma forma, no passado, para o desenvolvimento da Capoeira. Foi condecorado embaixador cultural pela embaixada do Brasil em Chicago , co-diretor nos documentários Mandinga em Manhattan, Mandinga em Colômbia e Jogo de corpo, ganhou em 2º lugar o concurso de jardinagem na Rússia .

Realizou e ministrou palestras em diversos lugares do Brasil e do Mundo suas pesquisas sobre o arco musical e as danças e lutas e jogos de combate em Moçambique, África do Sul, Namíbia e Angola .

Tem ministrado palestras sobre Permacultura e Capoeira Angola em países como Rússia, Trinidad e Tobago,Costa Rica, entre outros. Atualmente promove o Permangola, um evento que envolve a permacultura e capoeira.

E como a busca por conhecimento não pode parar, o Mestre está atualmente fazendo Doutorado em Educação na área de Difusão do Conhecimento.

Fonte: Informações obtidas diretamente com o Mestre Cobra Mansa.

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

One Response to “Conheça o Mestre Cobra Mansa”

  1. admin disse:

    Maravilha, sempre digo que ele é o principal embaixador da Capoeira pelo mundo..muito axé e obrigado Mestre por tudo que faz pela Capoeira.
    Romário

Deixar Mensagem

You must be Logar Para Comentar.