Congo de Ouro

Capoeira e Percussão Romário Itacaré

Tenha em Mente que a percussão é uma das mais antigas formas de comunicação entre nós e nossos ancestrais
Aprenda RSS feed e encontre você mesmo! Prof Romário

Conheça Mestre Zumbi

Zumbi

José dos Santos Pinto, mais conhecido como “Mestre Zumbi” exerce seus trabalhos na Associação de Capoeira Santamarense. Formado pelo Mestre Silvestre, abriu sua academia em Santo Amaro e depois na Cupecê na Cidade Ademar, formou diversos professores e mestres, sito alguns deles…. Mestre Sarará, Mestre Tarzan(finado), Mestre Toninho, Mestre Mussum, Mestre Carioquinha (Hoje no Chile)… Mestre Funileiro, muitos outros – Frequentador assíduo das rodas da República e com um coração de bondade indescritível.

A Foto é para dar uma noção do tamanho da encrenca que o outro capoeira enfrentaria, dono de um jogo envolvente brincalhão e técnico, o mestre Zumbi se divertia muito enquanto aplicava martelos, rasteiras, cabeçadas e tesouras nos seus oponentes…. ainda me lembro que o Mestre Juntava os mais graduados para fazer treinos de emboscada na Santamarense. As demais memórias e histórias deixo para contar pessoalmente, temos muitas outras.

A Vida de Mestre Zumbi

Inicio
Nascido em 26 de Outubro de 1949 na cidade de Muritiba – BA , Jose dos Santos Pinto, filho de Domitilia de Araujo Pinto e Antonio Manoel dos Santos , conhecido no mundo da capoeira como Mestre Zumbi ( apelido recebido de Mestre Gilvan por ser um Negro forte , destemido e Guerreiro nas rodas de capoeira) , iniciou sua caminhada na capoeira em 1961 com Mestre Roxinho onde praticou a arte até o ano de 1968 e neste período teve tbem uma passagem por Salvador

Chegada a São Paulo
Veio para São Paulo em 1968 para trabalhar em obras e em uma delas conheceu Mestre Natanael que lhe fez o convite para treinar onde o apresentou para o Mestre Silvestre (Formado por Mestre Caiçara )no ano de 1970) permaneceu até 1973 treinando na Associação de Capoeira Vera Cruz no bairro da Vila Mariana

Associação de Capoeira Santamarense
Em 1973 Mestre Zumbi fundou a Associação de Capoeira Santamarense devido o Bairro de Santo Amaro ser seu reduto onde sempre viveu e onde foi fortalecido seu nome (Zumbi de Santo Amaro), nas décadas de 70 e 80 aproximadamente Mestre Zumbi fez parte do Grupo de Shows da equipe Cordão de ouro (presidida por Mestre Suassuna ) onde em suas apresentações e treinamentos aperfeiçoou sua agilidade, destreza e domínio do corpo, esta equipe realizava apresentações por todo Brasil, nesta época a sua rotina de treino já ocupava uma média de 8 a 12 horas diárias
Mestre Zumbi sempre foi ousado, pois além das apresentações com o Grupo de Shows viajava o Brasil todo frequentando as várias rodas de rua de Capoeira, além de fazer shows de rua onde pulava arcos de faca e vendia ervas e pomadas medicinais

Capoeira de resistência

Capoeira já era sua forma de ganhar dinheiro para sobreviver , nas décadas de 80 e 90 foi o auge da sua capoeiragem, pois frequentava a temida roda de rua da Praça da República fundada em 1953 por Mestre Ananias, esta roda ficou muito famosa pois é o celeiro dos melhores e habilidosos capoeiras da época, neste período também como várias outras manifestações negras a capoeira era perseguida e vários de seus praticantes foram presos sem justificativas e sim apenas por praticar a arte nas praças e ruas .

A Rasteira da vida, a força e retorno do guerreiro

Foi acometido em 2000 a um Avc que o quase tirou de suas atividades, mesmo ficando 2 anos sem andar e sem falar não desistiu da Capoeira por amor e respeito a arte, isto o fez ter forças para resistir e buscar a sua recuperação e até hoje continua na luta, voltando com mais força reinaugurou a sua academia na Av. Cupecê
E com esta força de vontade hoje Mestre Zumbi esta de volta as rodas cantando e Jogando
Comemorando seus 50 anos de Capoeira como sempre viveu, com força, energia, vitalidade e muita disposição

Fonte : Biografia ( Chocolate)
Mestre Zumbi em todo seu período de capoeira fez alguns discípulos e formados

O Projeto Capoeira na Praça visa valorizar a tradição e os fundamentos da Capoeira a partir do conhecimento e a vivência da figura do Mestre resgatando as rodas nas ruas campos e praças , expandindo em outros espaços e regiões . Pretendendo assim , reconhecer e itensificar o trabalhjo já realizado pelo Mestre Zumbi , fortalecendo a roda na praça do Jardim Miriam e expandindo para no mínimo mais 05 praças e campos ( campinhos de futebol da comunidade) região.

Santamarense no Chile

Nuestro grupo esta formado por aproximadamente 25 miembros activos los cuales somos instruidos en el arte de la capoeira por nuestro instructor “Gamela”; quien es dicipulo de mestre “Carioquinha”; quien a su vez es dicipulo del gran mestre “Zumbi”

En 1989 llego a Chile el Mestre de capoeira Celio Goçalves Dos Reis más, conocido como Mestre;”Carioquinha”; formado por el Mestre José Dos Santos Pinto, más conocido en el mundo de la Capoeira como gran Mestre “Zumbí”. Cuando Mestre Carioquinha llego a Chile no comenzó a enseñar Capoeira. Su trabajo era de chofer de camiones.
En 1995 nuestro Mestre participo en un programa de televisión en el cual lamentablemente sufrió un accidente, el cual lo dejo invalido, perdiendo el 70% de movilidad en su cuerpo; sin importarle su condición comenzó a dar clases de Capoeira en Santiago de Chile en la comuna de Maipú.
En 1999 fue a dar diferentes exhibiciones de Capoeira en la V región, más específicamente en la comuna de Cartagena; fue ahí donde conoció a Pablo Salazar Del Rió quien ya desempeñaba su labor como capoerista en la zona.
Pablo Salazar al no pertenecer a ningún grupo y no tener Mestre; decidió comenzar a practicar con Mestre Carioquinha.
En el año 2003 Pablo Salazar viaja a Brasil, específicamente a la ciudad de Sâo Paulo, en donde se encuentra la Asociación de Capoeira Santamarense, la cual es dirigida por nuestro gran Mestre “Zumbí”. Pablo ahí practico para conocer más sobre fundamentos de la Capoeira.
El 27 de Julio del 2003 Pablo Salazar Del Rió recibió su formatura de manos de Mestre “Zumbí”; y con la autorización de Mestre “Carioquinha”; Pablo Salazar, más conocido en la Capoeira como Instructor “Gamela”; se desempeña en su trabajo en la V región (en San Antonio Y Cartagena) enseñando lo que es la Capoeira.La Asociación de Capoeira Santamarense se encuentra en estos momentos con un numero aproximado de 300 miembros activos a lo largo de todo Chile.

Las clases se imparten en diferentes partes de Chile y son tres las personas que están a cargo: en Santiago, a la cabeza del grupo nuestro Mestre “Carioquinha”, imparte clases en la comuna de Maipú.

En Melipilla y Lo Ovalledor las clases son impartidas por el estagiario “Julio … .

En San Antonio y Cartagena las clases son impartidas por el instructor “Gamela”.

En el verano del 2004, fuimos visitados pro el Profesor “Pinta negra”, quien también es formado por Mestre “Zumbí” mientras estaba con nosotros “Pinta negra”; impartió diversas clases y seminarios en nuestra zona.

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

One Response to “Conheça Mestre Zumbi”

  1. admin disse:

    Não tenho palavras para falar do Mestre Zumbi….. eu ainda tinha 14 anos quando procurei o mestre na Santamarense da Cupeçe, e eu visitada quase todas academias de São Paulo, na ânsia de começar a treinar… e não tinha dinheiro para pagar as aulas… O Mestre Zumbi, me chamou para treinar, e não me cobrava mensalidade, a única coisa que ele pediu foi que eu varresse a academia e me dedicasse aos treinos, foi o começo dos treinos na Santamarense, e lá encontrei e conheci muitas pessoas que hoje fazem parte da Família Santamarense, Nessa época treinavam na a academia, se não me falha a Memória…… Toninho,Mussum,Sarará,Tarzansinho(in Memorian),Carioquinha,Ceará(Pé de Bode), Kunta Kinte, Acidente, Indinho, Boca … e muitos outros
    Ainda novo na capoeira, me espelhava nas acrobacias e movimentos dos mais velhos para evoluir nos treinos.

Deixar Mensagem

You must be Logar Para Comentar.