Congo de Ouro

Capoeira e Percussão Romário Itacaré

Tenha em Mente que a percussão é uma das mais antigas formas de comunicação entre nós e nossos ancestrais
Aprenda RSS feed e encontre você mesmo! Prof Romário

Mestre Virgilio

Mestre Virgílio de Ilhéus (BA) José Virgílio dos Santos, mais conhecido como Mestre Virgílio, 83 (em 2017) anos, é o mais antigo representante da velha guarda da Capoeira Angola de Ilhéus. Iniciado na capoeiragem aos 09 anos de idade, em meados de 1943, aprendeu o jogo com velhos angoleiros como os mestres Chico da Onça, Claudemiro, João Valença e Barreto. Na década de 50 foi formado Contra-Mestre por Mestre João Grande, que morou alguns anos na região de Ilhéus, sendo conhecido como João Bate-Estaca. Atualmente coordena a Associação de Capoeira Angola Mucumbo e desenvolve um trabalho de Capoeira Angola no Terreiro Matamba Tombenci Neto no bairro da Conquista e na comunidade de Olivença em Ilhéus, ( mãe Ilza) todos sem fins lucrativos. O mestre tem viajado pelo Brasil divulgando a Capoeira e lançou um cd recentemente com 20 composições, com fomento do projeto Capoeira Viva.

Fonte Cedefes

O Mestre Virgílio,  ( Conhecido como Mestre Virgílio de Ilhéus) com mais de  73 anos de dedicação à Capoeira Angola. Suas aulas estão sendo ministradas no Teatro Municipal de Ilhéus e na Casa do Artistas, dando seguimento com o seu trabalho de fortalecimento do Grupo de Capoeira Angola Mucumbo. Antigo morador de favela tira do cotidiano excelentes letras acompanhadas com a percussão típica da Capoeira Angola.

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

2 Responses to “Conheça Mestre Virgílio de Ilhéus”

  1. Que Maravilha meu amigo Romário! Parabéns pela iniciativa. obrigado!

  2. admin disse:

    Tive o Prazer de conhecer o Mestre Virgílio em 1994, quando me mudei para Itacaré no Sul da Bahia próximo a Ilhéus e participava das Rodas e dos Encontros de Capoeira na Região

Deixar Mensagem

You must be Logar Para Comentar.